#entrega03

No enquadramento da terceira entrega em que nos foi pedido que desenvolvessemos uma demonstração gráfica e técnica de algumas funcionalidades do produto, envia-mos agora um link (em que se encontra alojada a aplicação a desenvolver)  onde estão as duas demonstrações: http://nuvens.x10.mx/

 

Demo gráfica

 

Feita com materiais simples e alguns até reciclados a demonstração gráfica pretende dar a conhecer as funcionalidades básicas do projecto visualmente. Tentando mostrar os efeitos que os smartphones hoje em dia possuem, criou-se uma disposição de conteúdos que acreditamos ser bastante organizada e intuitiva na utilização da aplicação.

 

Demo técnica

 

Tecnologias usadas...

 

Devido a problemas técnicos, o que inicialmente estava previsto (a utilização da linguagem e de código JAVA) teve de ficar de parte. As razões que levaram a isso foram:

 

- a programação em JAVA é demasiado complexa para aprender em tão pouco tempo e devido ao número de funcionalidades que o projecto exige seria muito difícil conseguir implementar tudo direito;

- os programas que eventualmente poderiam ajudar a minimizar os constrangimentos do número anterior, por alguma razão desconhecida, deram erro aquando da instalação nas máquinas dos programadores o que não foi ainda detectada a causa;

 

Devido a isto, optou-se por programar em PHP e um pouco de JavaScript a demo técnica da aplicação cujo link foi disponibilizado em cima.

 

A grande desvantagem de programar em PHP neste projecto:

Uma vez que é preciso um browser para ter-se acesso à aplicação poderá haver o constrangimento da geolocalização, assim, só há três caminhos a seguir: ou conseguimos uma ferramenta que quando instalada no dispositivo do utilizador (que suporte Android também) permita detectar e guardar os dados de latitude e longitude, ou tentamos descobrir se é possível desenvolver a aplicação no seguinte site - http://ibuildapp.com/ , ou procuramos outros programas que permitam converter uma das nossas linguagens conhecidas para JAVA (esta última solução parece a menos viável e só será considerada caso nenhuma das anteriores seja possível mesmo).

 

As vantagens de programar em PHP  neste projecto:

É uma linguagem conhecida, simples e leve. Vai permitir uma melhor performance do desempenho da aplicação. Permite conexão directa com base de dados sem precisar de Frameworks ou instalação de plugins. Pode aliar-se a outras linguagens.

 

Explicação da demo técnica...

 

1º - O utilizador deverá escolher a opção "demo técnica" na homepage do site cujo link foi disponibilizado. 

2º - O utilizador deverá inserir o seu nome na caixa de texto apresentada. Caso não o faça dá uma mensagem de aviso.

3º - Ao clicar em "Submeter" o utilizador irá ver uma mensagem a dizer que a actualização do nome foi bem sucedida (caso tenha sido) e visualizará o nome que submeteu bem como a data/hora em que o fez . Estes dados já provém da base de dados.

4º - Esta demonstração poderá ser visualizada num dispositivo móvel desde que haja conexão à Internet e um browser.

 

Nota: A query que vai buscar à base de dados essas informações vai buscar segundo o nome introduzido o que quer dizer que caso introduza o mesmo nome na base de dados, poderá haver um conflito na query e aí embora o nome seja lá guardado não poderá ser visualizado à posteriori. Esta opção foi tomada devido ao sistema não ter um dado absoluto pelo qual possa ir pesquisar o nome inserido, uma vez que ainda não foi implementado o sistema de login. Quando foi implementado, através de uma variável de sessão será mais fácil e precisa a busca.

publicado por patriciaana às 18:07