#entrega04 (continuação)

Logótipo

O estudo do logótipo, se bem que algo apressado, passou por várias fases:

Primeiro uns rabiscos à mão:

 

Depois uns estudos a cores:

 

Por fim o documento (quase final) do estudo do logótipo:

As cores escolhidas, azul e laranja, foram desde o início as únicas consideradas por serem tão óbvias e formarem uma óptima conjugação. Às nuvens associa-se logo o branco ou azul, cor esta que transmite calma, placidez, tranquilidade. Por outro lado, o ícone usado para representar os feeds é por norma laranja, cor esta que sendo quente transmite energia, vivacidade e força. Sendo o azul e o laranja cores opostas no espectro (complementares), atraem o olhar e intensificam-se uma à outra, sendo por isso bastante comuns em publicidade. Em conjunto transmitem força, mas sem agressividade; tranquilidade mas sem aborrecimento, sendo o par complementar mais comummente utilizado. Por estas razões, pensou-se não haver sequer motivo para testar o logótipo em outras cores.

Falta realizar um ícone de lançamento da nossa aplicação, de acordo com as regras sugeridas no site http://developer.android.com/guide/practices/ui_guidelines/icon_design_launcher.html , mas devido a problemas de saúde vai ter de ficar para daqui a uns dias.

 

Mapa de navegação

O nosso esquema de navegação é extremamente simples, uma vez que consiste basicamente numa única página, a partir da qual se desdobram sub-páginas com algumas funções específicas, sendo sempre possível fechar essas sub-páginas, permanecendo sempre na página principal.

 

Estudo do layout

O nosso layout é baseado no theme "Holo Light with dark action bars", com algumas modificações, mas tentando manter a coerência advogada pelo site Android Design. Devido à falta de hábito no uso de tal tipo de aparelhos e mais ainda na realização de aplicações para os mesmos, teme-se que algumas das opções possam não ser as mais viáveis, mas só com o real desenvolvimento da aplicação poderemos confirmar, ou não, este receio.

 

A base do layout é o conjunto de especificações que se seguem, disponibilizadas como boas e coerentes bases para qualquer design de uma aplicação para Android. - http://developer.android.com/design/downloads/index.html

 

A grelha deste projecto é bastante simples dado o pequeno ecrã dos aparelhos a utilizar e baseia-se em percentagem de ecrã, uma vez que se pretende essencialmente ter o mesmo look independentemente do tamanho de ecrã ou resolução utilizadas. Salienta-se que na prática não existe um tamanho definido para o comprimento do ecrã que, ao ser único e cheio de desdobráveis, vai esticando e encolhendo consoante as opções do utilizador.

 

 

 Pela mesma razão decidiu-se usar como font as diversas variações de Roboto, uma font desenvolvida especificamente para aplicações de Android (em particular as mais recentes) e que contém todos os caracteres essenciais, sendo de fácil leitura e também facilmente escalonável, de modo óptimizado para os diferentes tipos de aparelhos e resoluções em que as aplicações possam correr.

Livro de apresentação da font Roboto:

Roboto_Specimen_Book.pdf

 

Para o layout optou-se, como já referido, por utilizar como base o tema "Holo Light with dark action bars", tendo mantido os highlights em azul. Esta é a norma base para aplicações Android, pelo que os utilizadores já estarão familizarizados com ela, e vem de encontro às cores identificativas do PlaceClouds, pelo que, mais uma vez, a escolha foi óbvia.

 

publicado por sofia-e às 21:10